Powered By Blogger

Sunday, May 15, 2011

Alice no País das Mamadeiras

Bem, mamar é sem dúvida um episódio a parte na vida da minha pequena (e acredito que quase todos os Robins). Mamar é um desafio muito grande pra quem não tem todo o aparato necessário para executar uma ação que a primeira vista parece bem simples, mas não é não. Mamar requer que o bebê sugue, respire e degluta num movimento único. Para aqueles que nasceram "normais" o início já pode ser bem complicado, imagina para aqueles que possuem uma fenda e uma linguinha danada que fica mal posicionada lá atrás da boca? É um sufoco! Percebo que a Alice não curte mesmo comer via oral (VO), é difícil pra ela e além disso a sucção pouco eficiente irrita muito os bebês de uma forma geral. Imagina você com uma fome de leão, se matando de puxar e leite na barriga que é bom nada? Pois é... é assim que eu imagino que ela se sinta. Outra coisa, os bebês, mesmo os bem novinhos não são nada bobos, eles sabem que vão ganhar o que precisam na sonda e a Alice se ligou nisso bem rápido. No hospital o que não ia pela boca ia pela sonda e em casa não é diferente, afinal foi pra isso que colocamos a gastro.
Só que mesmo sendo o maior exercício de paciência da minha vida, sei da importância de sempre estimular a sucção dela e por isso nunca desisti. É bem complicado porque a Alice é danada e briga mesmo pelo o que quer, ou melhor, pelo que não quer. Ficamos na UTI por tanto tempo basicamente pra que ela conseguisse mamar, tivemos o auxílio da Márcia Fono (que é como todos a conhecem) e lutamos dia após dia pra que a Alice desse conta do recado e pudesse ir pra casa sem a gastro, mas infelizmente não deu.
A luta não foi deixada pra traz, na verdade a luta mal começou. Depois que veio pra casa a Alice começou a mamar menos que o normal. Fiquei louca! Fiquei muito triste e desiludida, pois sempre acreditei que em casa tudo seria melhor, mas nesse aspecto não foi...
Por conta de tudo isso virei uma compulsiva compradora de bicos e mamadeiras. Gente, é um arsenal de mamadeiras, da mais cara a mais chulé, é mamadeira que não acaba mais. Na verdade, quando compro uma mamadeira nova pra Alice é como se estivesse comprando um pouco mais de esperança e força pra continuar na caminhada. Então eu compro mesmo! Em pensar que costumava fazer isso com sapatos... mas agora é TUDO POR ALICE!!!
Nessa trajetória dificílima de fazer a Pituca mamar as fonos, pois agora estamos com outra em casa, tem sido fundamental pro tratamento. Em casos assim não se pode abrir mão da mega ajuda que elas dão. As fonos nos ensinam exercícios pra fazermos com nossos pequenos pra que eles tenha boquinhas mais funcionais, mas acima de tudo elas nos transmitem serenidade, calma e fé de que tudo vai dar certo....
Obrigada Marcia e Mônica!!!

3 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Que bacana Lis. Fico muito feliz pela sua iniciativa e também em ter sido a inspiração para este blog. Pode ter certeza que ele ajudará muitas pessoas, assim como nós. E tenha também a certeza de que o relato de nossas experiências servem de desabafo, alívio e até uma terapia. Pelo menos pra mim funciona assim. Força pra vcs e continue sempre contando com a gente! Abração!

    ReplyDelete
  3. Lis!
    Agora eu tb tenho um blog!hahaha
    Vamos ver se eu consigo cuidar dele e escrever sempre neh!
    Bjsss
    By the way, Alice é uma linda!Uma princesinha!

    ReplyDelete